
De acordo com o balanço, o movimento registrou crescimento médio de 5,8%, ante igual período de 2018.
O indicador de vendas à vista subiu 7,6%, na comparação anual. Enquanto nas compras parceladas ou a prazo, a alta foi de 4%, puxada pelo aumento do crédito pessoa física.
Além das ofertas de Black Friday, a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a queda dos juros, o crescimento do emprego, ainda que informal, foram os fatores que ajudaram a alavancar o mês.
De um ano para cá, foram 1,6 milhão de novas vagas, embora grande parte delas seja de origem informal. Mesmo sem condições de abrir um crediário, o trabalhador já tem um dinheiro extra para gastar, afirma a entidade.
Na comparação com o mês anterior, a alta média foi ainda maior, de 11,2% – sendo 16,3%, nas vendas à vista e crescimento de 6,1% no movimento a prazo. No acumulado de janeiro a novembro, a alta média foi de 2,3%, sendo que as vendas à vista cresceram 3,1% no período, e as a prazo, 1,5%.
(Redação – Investimentos e Notícias)
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